domingo, março 20, 2011

"Para Além da Imaginação" - "Anjo Meu" Anos 80

Rádio nos Anos 80
Em meados nos anos 80 emergiram uma série de estações desenquadradas de qualquer disciplina legal que se foram afirmando no espaço radioeléctrico, escapando à fiscalização dos CTT.As rádios livres, ou «rádios piratas» baseavam-se no improviso criando um cenário de comunicação de novidade, baseado numa linguagem popular, distante dos formatos de comunicação institucional da maior parte das rádios da altura. Conquistaram o direito a um espaço próprio e irromperam com um novo tipo de comunicação, alternativo ao sistema radiofónico legalizado. Surgiram com o objectivo de privilegiar os interesses e as necessidades culturais, sociais e educacionais das regiões que serviam, e que as rádios nacionais não tinham interesse ou não podiam cobrir, ao mesmo tempo que privilegiaram a comunicação com os ouvintes. As rádios piratas, fundadas num sistema de colaborações não remuneradas (ou com remunerações simbólicas) tornaram-se embriões de criatividade, e criaram a possibilidade de formar futuros profissionais (alguns dos melhores profissionais que hoje encontramos na rádio, iniciaram a sua carreira numa das mais de seiscentas rádios livres da altura).


A Imprensa nos Anos 80
Livres de um regime autocrático que censurava informação e reportagens, a imprensa Portuguesa sofre uma grande mudança e aumenta a sua popularidade nos anos 80!

A nacionalização de inumeros bancos deu ao Governo a possibilidade de deter alguns jornais como seus infiltrando - os de noticias politicas.

Porém os olhares do povo estavam nas novas revistas que apareciam! Revistas de Música, de Moda, de cinema....Os anos 80 marcam também o inicio da publicidade explicita a roupa interior feminina! O certo é que muita população não estava preparada para ver modelos pousarem de soutien para as revistas e jornais da época!



A Politica nos Anos 80
Quando a década de 80 iniciou, Portugal ainda se restabelecia da chamada revolução dos cravos que pôs fim ao regime ditaturial Português!

Uma época de mudança de costumes, de nacionalização de bens e empresas e onde a politica passa a ser venerada aumentando a ganância e a luta desenfreada por um "posto" maior!

São realizadas, nesta época, as primeiras eleições autárquicas e Portugal prepara a sua entrada na CEE (actual União Europeia)!



A Moda nos Anos 80
Não faz sentido assistir a uma novela dos anos 80, como a que estreia hoje na TVI ("Anjo Meu") sem se perceber minimamente como eram os costumes e hábitos da população Portuguesa!

Pois é, foi precisamente nesta época (dizem os especialistas) que a moda Portuguesa sofreu o chamado "boom"! Na década de 80, depois de um período em que a moda era considerada uma coisa “fútil” e que predominava o estilo uni-sexo aconteceu uma “explosão” na moda em Portugal com a diferenciação entre a moda masculina e feminina.

Ana Salazar, estilista e dona de uma das mais antigas lojas de moda, a “Maçã”, considera que “Portugal saiu do cinzentismo e houve [nos anos 80] uma abertura para o novo, assim como nos loucos anos 70”.
No período antes do 25 de Abril, a moda em Portugal era outra. Aliás, em rigor, a moda, no sentido da existência de criadores e definição de estilos, era pouco mais que principiante. Imitavam-se os modelos estrangeiros, com a devida autorização dos criadores e os produtos especificamente pensados para os jovens tinham pouca expressão.

Depois do 25 de Abril houve uma massificação da moda. O aparecimento das “boutiques” e de grandes marcas e crescente oferta veio suscitar nos portugueses o desejo de acompanhar a moda e começou a aparecer interesse em se vestir melhor.


Retirado de Mais TVI

"Para Além da Imaginação"
Obrigado TVmais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...