Já lhe revelámos a história, agora é tempo de lhe contar mais pormenores sobre as personagens de Anjo Meu.
Eis os actores e respectivas personagens que prometem conquistar os portugueses, directamente da Vila do Anjo:
Rebelo da Cunha
Geraldo Rebelo da Cunha (João Reis) - É um homem conservador e orgulhoso dos seus valores. Vive preso ao passado e quando acredita numa causa, leva-a até ao fim, sem olhar a meios. Esconde a faceta mais terna que só se revela com a filha (e ainda assim, raramente). É um solitário, preso num universo extinto mas demasiado orgulhoso para o admitir. Só o afecto pode mudá-lo.
Eva Rebelo Da Cunha (Sara Matos) – Nasceu em Lisboa, filha única deGeraldo e Maria Luísa. Teve uma educação conservadora, em colégios internos e pouco conviveu com o pai, até à mudança para os Estados Unidos da América, onde se tornou no suporte emocional do progenitor. Apesar de educada nos valores tradicionais da família, tem ideias próprias. Herdou o orgulho do pai, mas não a sua obsessão pelo passado. Vive cada dia como pode e procura sempre o lado positivo. Generosa e altruísta, avança para ajudar quem precisa sem pensar em si própria e muitas vezes vê-se em grandes aflições por causa disso. Mas quando se sente traída não perdoa facilmente. Pragmática por obrigação, não deixa de ser sonhadora e romântica. Cresceu com referências que não reconhece como suas. Procura um tronco seguro a que se agarre, a terra onde nasceu pode sê-lo e o amor também. Mas terá de lutar muito para conquistar qualquer deles. Vive uma paixão proibida com Mateus.
Saraiva
Joana Rita Saraiva (Alexandra Lencastre) – Viúva, nasceu na herdade daTamargueira onde os pais trabalhavam. Ainda adolescente começou a trabalhar como criada na casa dos Rebelo da Cunha e casou com Alípio, que era muito mais velho do que ela. Este passou a maior parte da vida emigrado em França mas ela nunca quis deixar Portugal. Tiveram dois filhos, Matias e Henrique. Aquando do 25 de Abril, era governanta leal de Geraldo que se servia dela como objecto de prazer. Essa lealdade custou-lhe cara. Durante a revolução era olhada de lado pelo povo. Mas quandoGeraldo fugiu com a família, deixou-a para trás e foi um golpe duro paraJoana Rita. Sentiu-se traída, abandonada e com todos contra si. “Virou a casaca” e tornou-se uma revolucionária. Liderou a ocupação da herdade e, anos mais tarde, quando o marido morreu e lhe deixou uma herança, comprou-a e transformou-a no sucesso que é hoje. Tornou-se patroa onde antes era criada. Personalidade importante na Vila do Anjo prepara-se para disputar as eleições à Câmara Municipal. Tem uma vontade de ferro e orgulha-se das suas origens humildes. É alegre, viva e positiva. Usa os recursos que dispõe e não se envergonha disso, porque foi a vida que a fez como é. É uma mulher de afectos mas não deixa que interfiram nos seus objectivos. Vai até ao fim, custe o que custar.
Hermano Saragoça (Rui Mendes) – Irmão de Joana Rita. Trabalhou sempre na herdade da Tamargueira. No 25 de Abril, foi um dos que lideraram a ocupação da herdade, mas um acidente durante o processo deixou-o incapacitado para trabalhar. Hoje sustenta-se da caridade da irmã que lhe ofereceu um lugar de encarregado do Lagar, na Tamargueira. Vive repassado de ressentimento e rancor. Tem uma inveja secreta da irmã mas bajula-a.
Matias Saraiva (Pedro Teixeira) – Filho de Joana Rita e Alípio Saraiva. Em criança, foi viver para França, com o pai. Voltou no 25 de Abril, para participar na revolução, mas ficou desiludido. Isolou-se da família e da sociedade, aceitando trabalho de braço para sobreviver. Volta agora, por pressão da mãe para tomar o lugar na família e na empresa. Mas as feridas do passado e as dificuldades de adaptação são muitas. É leal, generoso e detesta a hipocrisia e a mentira. Não perdoa a traição. É emotivo e por vezes comete excessos. Quando erra, não tem vergonha de o admitir. Tem uma paixão avassaladora por Eva.
Zé Maria Cabrita (Nuno Gil) - Nunca conheceu os pais. Joana Rita trouxe-o do orfanato e deu-lhe casa, educação e afecto maternal. É invulgarmente inteligente e perspicaz. Foi o primeiro na escola e no curso de Direito. Nunca deu dores de cabeça em casa, mas não tem o primeiro lugar no coração de Joana Rita. É o seu braço direito na empresa agrícola, mas só porque Matias recusou essa função. Com o passar dos anos, desenvolveu um rancor contra ele que esconde com habilidade. É dissimulado, insidioso e mortífero. Tem uma fraqueza: Uma paixão secreta por Eva que pode interferir com o seus objectivos de vida. É contido e tudo o que diz é pensado, planeado e intencional. Raramente deixa transparecer as emoções.
Henrique Saraiva (Victor Emanuel) – Filho mais novo de Joana Rita e Alípio Saraiva. Foi sempre mediano. Zé Maria e Matias brilhavam mais do que ele. Estudou em Lisboa onde conheceu Gracinha. Apaixonou-se por ela e casaram rapidamente. Voltou com ela para o Alentejo onde vivem agora, na herdade da Tamargueira. É um homem despretensioso. Gosta das coisas simples, da terra e de passar horas na conversa com os amigos. Está bem com a vida e com os outros. Conciliador, bem-humorado e raramente se exalta. Adora a mulher e acha graça à sua vivacidade.
Maria Da Graça Saraiva (Gracinha) (Helena Costa) – Mulher de Henrique. Nasceu e cresceu em Lisboa, numa família numerosa e com poucas posses. Desde cedo aprendeu a lutar a pulso para conquistar um lugar ao sol. Fez a escolaridade obrigatória e trabalhava num centro comercial quando conheceu Henrique, o rico proprietário alentejano. Era a sorte grande e não a deixou escapar. Rapidamente casaram e mudaram-se para o Alentejo. É vistosa, divertida, solar, desbocada, auto-confiante e cheia de recursos. Quando se mete em sarilhos, sai deles com facilidade. Sobrepõe-se a tudo e a todos, menos a Joana Rita, que a controla com rédea curta. Não tem filtros éticos. Chegou até ali com esforço e tenciona garantir o que conseguiu. No fundo gosta mais do marido do que admite a si própria.
Gabriel Quintela (Pedro Laginha) – É solteiro e viveu sempre em Lisboa. Enólogo e filho de uma família abastada, viu tudo desmembrar-se após o 25 de Abril. Perdeu a família e a noiva. Entrou num processo de alienação. Afastou-se da família e de tudo o que tinha relação com a sua vida anterior. Passou os últimos anos a deambular pelas ruas de Lisboa sem se importar com a própria sobrevivência. Aos poucos construiu o universo paralelo onde vive agora, como se tivesse regressado à adolescência, antes da tragédia. Lê muito. Histórias de aventuras e heróis, daquelas que acabam sempre bem. Acaba por ser instrumento num plano de Zé Maria para desacreditarMatias. E, por ironia, tornar-se-á no melhor amigo de Matias, sem saber que ele poderá ter sido o responsável pelo seu infortúnio.
Girão
Rogério Girão (Paulo Pires) – Marido de Madalena, é médico e Presidente da Câmara de Vila do Anjo. Nasceu no Alentejo. A mãe, Rosa, trabalhava na herdade da Tamargueira. O pai era Francisco Rebelo da Cunha (pai deGeraldo). Quando nasceu, não foi reconhecido como filho legítimo mas Francisco pagou a sua educação. Namorava com uma rapariga de Lisboa que engravidou e tiveram de casar. Divorciaram-se pouco depois do nascimento da filha, Matilde. Rogério voltou para o Alentejo com a filha e abriu um consultório em Vila do Anjo. Pouco tempo depois, casou comMadalena que vivia em Évora. Desse casamento nasceu Teresa, a única filha do casal. O casamento com Madalena não o fez feliz, mas ele não pode dispensá-la. Por causa das aparências mas também porque precisa da energia dela. Deixou-se sempre guiar pela mulher e despreza-se por isso mas esconde-o sob uma capa de “cinismo blasé”. Tem aventuras extra-conjugais discretas e aí sente-se poderoso e dominador. Fora de casa é contido, impessoal e afável. Na intimidade com a esposa há uma tensão constante a que ambos já se habituaram, que se tornou no carburante emocional do casamento.
Madalena Girão (Manuela Couto) – Nasceu em Évora, descendente de uma família rica e tradicional, é doméstica. O ambiente onde cresceu era pouco cosmopolita e carregado de preconceitos. Apaixonou-se por Rogério e casaram-se contra a vontade da família dela, que a rejeitou. Do casamento nasceu a única filha, Teresa. Com o passar dos anos, a paixão arrefeceu e o ressentimento tomou o seu lugar. Madalena arrepende-se de ter deixado tudo pelo marido, que afinal não merece o sacrifício. Tem uma personalidade forte, magnética e dominadora. Alguma arrogância em relação aos mais fracos e tem valores conservadores. Quando alguma coisa perturba o cenário que é a sua vida, reage com agressividade. O casamento com Rogério não foi feliz mas ela recusa-se a admiti-lo, assim como a frustração que isso lhe provoca. Não sabe como conseguir uma relação mais próxima e cúmplice com o marido. A intimidade é um circo de agressões mútuas. E no fim, ninguém ganha. É proactiva e enérgica. Nunca admite que errou e reage mal quando se sente confrontada. Adoptou uma atitude sarcástica e corrosiva como forma de dominar os outros. Raramente mostra o que sente porque vive para as aparências. Barricou-se no projecto de vida que traçou e não é capaz de procurar outros horizontes. Sofre por isso mas não o admite.
Rosa Girão (Estrela Novais) – Mãe de Rogério. Trabalhou na Tamargueiradesde quase criança. Foi aí também onde engravidou do patrão, Francisco Rebelo da Cunha. Ele nunca reconheceu o filho, silenciando-a com dinheiro e pagando pela educação de Rogério. Rosa sempre ficou ressentida contra osRebelo da Cunha, mas calou-se. Quando o filho foi para Lisboa estudar, fugiu para Espanha, onde trabalhou arduamente e juntou algumas poupanças.Rosa nunca mais voltou ao Alentejo. A razão ilegítima do seu desaparecimento só mais tarde virá a lume, mas abalará toda a confiança e devoção que Rogério tem pela mãe. Mulher dotada de uma tenacidade notável, nunca pediu desculpas pelo que fez ou disse. A sabedoria da idade ensinou-a a não revelar os seus segredos, mesmo ao próprio filho.
Matilde Girão (Rita Brutt) – Filha de Rogério, enteada de Madalena. Nasceu em Lisboa mas cresceu na Vila do Anjo. Estudou enfermagem e trabalha na clínica do pai. Cresceu entre o afecto do pai e as agressões da madrasta, que, com o passar dos anos, se tornaram menos disfarçadas. Matias foi o seu primeiro amor, mas era demasiado tímida para o demonstrar. A julgar pela sua atitude, qualquer um diria que não passa de um boneco nas mãos dos outros. É muito calma, afável, e evita o conflito directo e a agressão, tem ideias próprias e luta por elas. É observadora e ponderada, leal, honesta, doce e romântica. Procura sempre ver os dois lados da moeda. Afectuosa e emotiva quando se sente à vontade. Positiva, sonhadora e generosa. Quando a sua relação com Matias é ameaçada pela chegada deEva vai lutar pelo amado com as armas que tem. Com lealdade e sem se deixar abater facilmente.
Teresa Girão (Joana Duarte) – Filha de Rogério e Madalena, é meia irmã deMatilde. Foi sufocada pela personalidade dominadora da mãe, nunca deu muita luta. Os pais achavam que era pouco esperta e por isso não exigiram muito. Quando terminou o secundário, foi estudar artes plásticas para Nova Iorque. Está agora a acabar o curso e vai voltar para Portugal com o namorado, Duarte (filho de emigrantes portugueses nos Estados Unidos). O tempo que passou em Nova Iorque abriu-lhe novos horizontes e já não está disposta a acatar as ordens da mãe. Resta saber se terá a energia necessária para o fazer.
Duarte Vilela (Francisco Côrte-Real) – Namorado de Teresa. Filho de emigrantes portugueses nos Estados Unidos, nasceu e cresceu em Newark e quando saiu de casa mudou-se para Brooklyn. É artista plástico e faz trabalhos de olaria que vende a estúdios de design. É um não-alinhado que desafia os valores tradicionais.
Calado
Vera Calado (Sandra Faleiro) – Mulher de Rui. Cresceu com os mesmos valores da sua irmã Madalena e tem o mesmo projecto de vida. ConheceuRui através de Rogério, casaram apaixonados e tiveram dois filhos: Simão eBé. Dedica muito tempo à casa e aos filhos. A irmã mais velha é o seu modelo, gostaria de ser forte e controladora como ela. Aliás, tenta sê-lo mas nem sempre com sucesso. Rui é o oposto e um espinho cravado na vida arrumadinha que Vera aspira ter. Tem dificuldade em exteriorizar emoções, porque isso é um sinal de fraqueza. Por esse motivo, a relação com os filhos é pouco cúmplice. Muitas vezes – e por oposição ao pai, vêem-na como “uma chata”. Na intimidade, tenta não extravasar demasiado aquilo que sente, pois foi assim que foi ensinada, mas raramente o consegue. Tudo irá mudar. O universo de papelão que construiu à sua volta vai ficar abalado por uma doença fatal e a sua vida emocional mudará para sempre, para o bem e para o mal.
Rui Calado (Luís Gaspar) – Médico ginecologista, sócio de Rogério no consultório em Vila do Anjo. Nasceu em Angola e voltou para Portugal depois da independência. É casado com Vera e têm dois filhos, Simão e Bé. É um bonacheirão que está de bem com a vida e com os outros. Adora os filhos e tem uma relação de grande cumplicidade com eles. Ainda está apaixonado pela mulher e gostaria que ela fosse menos rígida e menos convencional. Ainda não perdeu a esperança de a mudar. É positivo, empenhado e entusiasta. Para ele, por muito grande que seja o problema, há sempre uma solução.
Simão Calado (Alexandre Jorge) – Filho de Vera e Rui. É o mais próximo da mãe mas começa a contestá-la. No entanto ainda é, aparentemente, bem comportado. Isso irá mudar, com a chegada de Lara. Os dois terão um romance. O primeiro, para Simão.
Isabel Calado (Bé) (Rita Alves) – Filha de Vera e Rui. É quem mais contestaVera lá em casa. Um diabrete que nunca se cala. Cresceu com uma carência de afecto por parte da mãe e refugia-se no pai. Tem o hábito de roubar pequenos objectos, uma tendência cleptomaníaca que começa a manifestar-se.
Carolina Oliveira (Júlia Belard) – Nasceu numa cidade grande. O pai é operário numa fábrica e a mãe trabalha num supermercado. Cresceu ao “Deus d’ará” numa família numerosa. Com poucos estudos e sem sorte, nunca conseguiu mais do que empregos temporários e mal pagos. Fartou-se e quando uma amiga a convidou para ir dançar num bar no Alentejo, aceitou. Trabalha actualmente no “Curral das Gatas”, de Sílvio Saragoça. Apesar da dureza da vida, manteve uma candura e um optimismo pouco habituais. Acredita que os contratempos vão acabar e que um dia há-de surgir a sua oportunidade. Mas fecha-se em si e nos seus comportamentos desajeitados e peculiares que muitos estranham. Tudo para não ser magoada pelos outros, especialmente pelos homens. Mas isso pode mudar. Basta que conheça alguém capaz de a entender verdadeiramente.
Alberto Faria (Padre Teodoro) (Miguel Monteiro) – Nasceu em Angola, filho de colonos. Trabalhava com o pai no comércio de café, mas ambicionava conhecer a metrópole. Depois da descolonização, o negócio afundou e os pais procuraram melhor sorte no Brasil. Alberto, aproveitou o desaparecimento do Padre Teodoro para usurpar a sua identidade. Viajou para Portugal, agora como Teodoro e apresentou-se às autoridades da igreja. Foi colocado na paróquia de Vila do Anjo, onde está há cerca de cinco anos. É popular entre os anjinhos, embora alguns estranhem o seu comportamento nem sempre ortodoxo. Rui Calado, o médico, é seu amigo desde os tempos de Angola e conhece o seu segredo. Teodoro tem uma idade próxima da de Rui.
Sardinha
Felicidade Sardinha (Cristina Homem de Mello) – Empregada na casa deJoana Rita. Filha de Felicidade e mulher de Libório, pouco estudou porque começou cedo a trabalhar na herdade da Tamargueira. Casou muito nova com Libório Sardinha (que mais tarde se tornou capataz na herdade) e tiveram duas filhas: Maria Clara e Maria Francisca. Teve uma vida de muito trabalho e muito sacrifício. Depois do 25 de Abril e da ocupação da herdade,Libório tornou-se camionista de longo curso e nunca mais voltou a casa, em permanência. Felicidade nunca mais deixou de sentir um gosto amargo na boca. Odeia os homens, odeia as pessoas felizes, odeia o mundo em geral. É alcoviteira e venenosa. Consegue ver sempre o lado mais negro das coisas. O seu maior afecto é a filha mais nova, Maria Francisca. Projecta nela a vida que nunca teve nem nunca terá.
Avelina Vicente (Márcia Breia) – Reformada rural, quase analfabeta mas “esperta que nem um alho”. Trabalhou toda a vida no campo. Sabe da vida de toda a gente e está por dentro de muitos segredos. Raramente perde a boa disposição. Não tem papas na língua. Teve uma vida muito dura mas não se queixa porque há quem tenha tido pior. É mãe de Felicidade, avó deMaria Clara e Maria Francisca.
Libório Sardinha (Nuno Melo) - Antigo encarregado da Tamargueira. Marido de Felicidade. Homem rude e de poucos estudos. Casou novo. Lucrou com o pós-25 de Abril e com a Reforma Agrária do Alentejo, mas ao invés de partilhar com a família, comprou um camião de longo curso e partiu rumo ao estrangeiro. Mulherengo, nunca deu descanso a Felicidade. A sua ausência e o seu individualismo, nunca lhe permitiram criar laços fortes com as filhas, mas tem um especial carinho pela mais velha, Maria Clara. Com a sograAvelina sempre teve uma relação tensa. A sua volta poderá alterar a dinâmica da casa e suavizar a amargura da esposa, ou não.
Maria Francisca Sardinha (Mafalda Matos) – Filha de Felicidade e Libório. Teve que abandonar a escola antes de terminar a escolaridade obrigatória porque não desemperrava. É mimada pela mãe que projecta nela os sonhos desfeitos. Durante o dia, trabalha na pensão, em Vila do Anjo. À noite, faz o mesmo no Curral das Gatas, bar de alterne clandestino gerido por Sílvio Saragoça. É muito vistosa, exuberante e gosta de provocar a atenção dos homens. Tem fama de se ter envolvido com muitos. Mas não consegue o único que, na verdade, a tocou.
Maria Clara Sardinha (Sofia Arruda) – Filha de Felicidade e Libório, é o patinho feio da família. A “Gata Borralheira”, maltratada pela mãe, gozada pela irmã. Só a avó a defende. Foi muito boa aluna na escola e nunca teve namorados, refugiando-se nos livros e nos sonhos. Agora é secretária na Câmara Municipal e como hobby escreve e representa rádio novelas naRádio Firmamento (a estação local). É o oposto da irmã, Maria Francisca.
Pensão Versalhes
Basílio Garcia (José Wallenstein) – Nasceu no Alentejo e emigrou cedo para França, mas nunca se deu bem. No 25 de Abril, voltou para a terra e abriu a pensão Versalhes. É um solteirão inveterado, machista e conservador mas muito bem-disposto. A vida não é para ser levada a sério. Adora a sua terra, a comida e as tradições. Impulsivo, fala demais e leva tudo à sua frente.
Miguel Valente (Mico) (Hélder Agapito) – Afilhado de Basílio. Passou a infância e juventude em França. Volta agora para trabalhar em Portugal. Sonha alto mas tem poucos recursos para perseguir os sonhos, no entanto, nunca desiste. É demasiado crédulo e uma “Maria vai com as outras”. Tem alta opinião sobre si próprio e acha está talhado para grandes voos. Tem sucesso com as mulheres.
Claudette Valente (Ana Catarina) - Nasceu em França onde os pais estavam emigrados. Casou com Mico e volta agora com ele para Portugal, país que mal conhece. É espevitada, senhora do seu nariz e mandona. Julga-se acima dos habitantes da Vila do Anjo porque veio de um país civilizado. Mas nunca fez nada pela vida.
Curral Das Gatas
Sílvio Saragoça (António Pedro Cerdeira) - Filho de Hermano Saragoça. Tem um negócio de venda de “tudo-e-mais-alguma” coisa, numa carrinha que anda pelas vilas e aldeias da região. A coberto desse negócio, tem outro de contrabando. À noite, o armazém onde guarda as mercadorias transforma-se num bar de alterne clandestino, conhecido como “O Curral das Gatas”. É o típico macho latino moderno. Sanguíneo, fala-barato e brigão. Tem enorme sucesso com as mulheres e fama também.
Maria Da Purificação (Gina) (Rita Seguro) - Lisboeta, filha de operários, concluiu o ensino obrigatório. Queria ser modelo mas a carreira nunca arrancou e acabou por trabalhar em bares nocturnos. Um contacto levou-a até Sílvio e trabalha agora no Curral das Gatas como alternadeira. Já não tem ambições de chegar longe e tudo o que quer é amealhar um bom pé-de-meia para abrir um cabeleireiro num qualquer subúrbio da capital. Ambiciosa, calculista e com poucos escrúpulos.
Videoclube “Sexo Dos Anjos”
Simone Figueiredo (Patrícia André) - Lisboeta de gema. Filha de um casal desfeito, tem fraca opinião sobre casamento e relações duradoiras. Inteligente, dinâmica, independente e prática. Resolveu que não precisava de dramas nem de emoções. Decidiu que iria passar a vida sozinha e ter um filho cedo. Aos 20 anos, recorreu a um banco de esperma e teve uma filha, Lara. Vive sozinha com ela. Tem alguns namorados ocasionais mas não se deixa prender. O seu maior defeito é ferver em pouca água. É honesta e frontal, por vezes exageradamente. À data em que começa a história, muda-se para Vila do Anjo para aí abrir um videoclube.
Lara Figueiredo (Marta Peneda) – Filha de Simone. Adora a mãe mas é o oposto dela. As duas têm uma relação de quase irmãs. Como a mãe, é viva, dinâmica e independente, mas também sonhadora e impulsiva.
Rádio Firmamento
Vasco Afonso (Isaac Alfaiate) – Nasceu na Vila do Anjo. Os pais tinham uma mercearia que teve de fechar por causa de um hipermercado que se instalou na região. Os pais emigraram para ganhar dinheiro e ele ficou sozinho. Montou uma rádio pirata, a “Rádio Firmamento”. Não pensa em sair da terra. Muito pelo contrário, acredita no seu potencial e quer explorá-lo. É positivo e empreendedor. Amigo de toda a gente e muito popular. Tem valores conservadores. Gosta de Maria Francisca mas desaprova os seus valores e modo de vida e por isso rejeita-a.
Retirado de Televisão-Opinião´
Obrigado TVmais
1 comentário:
Enviar um comentário