segunda-feira, abril 04, 2011

Noticias do Mundo Último

Muito boa tarde e seja muito bem vindo ao último "Noticias do Mundo". É verdade , depois de algum tempo de lhe trazer-mos as noticias actualizadas do mundo. Mas pronto vamos então começar a mostra-lhe as noticias actualizadas. Hoje trazemos-lhe mais noticias do que o normal. Neste último "Noticias do Mundo" trazemos-lhe seis noticias na parte geral e seis na parte de futebol. Mas afinal para tantas noticias teremos de começar exactamente agora. A primeira noticia é sobre o FMI e também de ouro. Vem do jornal Diário de Noticias. Veja...


FMI discute o destino do lucro da venda de ouro - O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai discutir esta semana o destino dos lucros excedentes da venda de mais de 400 toneladas de ouro nos últimos dois anos, disse à agência France Press um porta voz daquele fundo.
O FMI vendeu, entre Outubro de 2009 e Dezembro de 2010, cerca de um oitavo do seu stock de ouro, 403,3 toneladas por cerca de 14,8 milhões de dólares (10,3 milhões de euros). Dado o aumento dos preços, este montante é superior às projecções de 11 milhões de dólares (7,7 milhões de euros) previstos quando o processo de venda foi lançado em 2008. O lucro assim superior a 2,8 milhões de dólares (1,9 milhões de euros) do que as projecções iniciais.
"O conselho de administração vai em breve ter uma discussão preliminar sobre a utilização dos lucros excedentes da venda de ouro", disse à AFP um porta-voz do FMI. As organizações não governamentais que defendem o perdão da dívida dos países em desenvolvimento indicaram através de comunicado que aquela discussão terá lugar na quarta-feira.
A associação Jubilee USA pediu ao FMI para utilizar os lucros da venda de ouro para "anular a dívida e prestar uma assistência que não crie mais dívidas aos países mais pobres que enfrentam uma fome potencial com uma nova elevação dos preços dos alimentos decorrente de catástrofes naturais ou da crise financeira provocada pelos bancos ocidentais". "Prevemos que o conselho de administração vá examinar um leque alargado de possibilidades", disse o porta-voz do FMI, sem especificar quais.

E pronto é assim que trazemos esta primeira noticia do último "Noticias do Mundo". Vamos agora avançar para a segunda noticia. Nesta segunda noticia avançamos para a pobreza e também vamos ter uma ligeira viagem há cidade do Porto. Veja...

Metro do Porto fechou por falta de dinheiro - A empresa já deve dois mil milhões de euros e os bancos recusam novos empréstimos.
"Jornal de Notícias" teve acesso a uma carta enviada por Ricardo Fonseca, presidente do Conselho de Administração da Metro, ao secretário de Estado das Finanças, onde este se queixa do actual modelo da empresa e do facto de não ter conseguido crédito junto de 18 instituições financeiras.

E pronto foi mais uma noticia do jornal Diário de Noticias. Mas as noticias continuam e vamos para a terceira noticia deste "Noticias do Mundo". Nesta terceira noticia continuamos na pobreza e também vamos para os assaltos que cada vez aumentam mais. Vem do jornal I(informação). Veja!

Assaltos a residências continuam a aumentar - O roubo a residência foi o crime que mais subiu no ano passado, em relação a 2009, tendo sido registados mais 55,2% de casos. Os dados são do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgado ontem, em Lisboa. O documento revela, no entanto, uma diminuição de 0,6% na criminalidade geral. 

O homejacking, como é conhecido o assalto à mão armada a residências, aumentou consideravelmente, totalizando 683 casos, praticamente o dobro de 2009 (375). Embora Lisboa seja o distrito onde se verificaram mais registos, as cidades do Porto e de Setúbal também surgem em destaque dado o "número bastante considerável" deste tipo de crime. O documento revela também que houve um aumento de 29% nos assaltos a ourivesarias, tendo sido participados 120 roubos. Um dado que Antero Luís, secretário-geral de Segurança Interna, considera "preocupante". 

Outro dos crimes que conheceu um aumento foi o de violência doméstica, que em 2010 cresceu 2%. No total, foram participados às autoridades 31 235 casos - mais 692 relativamente ao ano passado. O crescimento justifica-se com o maior número de ocorrências registadas pela GNR. 

Tal como em 2009, o RASI deste ano indica que os distritos onde se registaram maior número de crimes de violência doméstica foram Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro e Braga. Foram identificadas 35 mil vítimas, na sua maioria mulheres, e 34 mil agressores. Os números de 2010 confirmam a tendência para o crescimento deste tipo crime, que já no ano de 2008 tinha conhecido um aumento de 10%. 

Menos crimes Na conferência de imprensa de apresentação do relatório, Antero Luís sublinhou a diminuição da criminalidade em geral, que caiu cerca de 0,6%, rejeitando fazer o paralelo entre a criminalidade e crise. "Quando o dinheiro escasseia, é preciso recorrer à imaginação", disse o secretário-geral de Segurança Interna. Questionado sobre de que forma as restrições orçamentais podem condicionar o combate à criminalidade, Antero Luís reconheceu que a "crise" já dura há "bastante tempo" e que as forças de segurança não são excepção ao resto do país. "Não são imunes ao esforço pedido a todos os portugueses (...), de partilhar mais e ter mais colaboração."

De acordo com o RASI, os crimes contra o património representaram quase 55% da criminalidade global de 2010 - totalizando 223 871 participações - seguindo-se os crimes contra pessoas, que correspondem a 23% do total das queixas. 

No que respeita à criminalidade violenta, foram registadas quase 25 mil participações, mais 293 do que em 2009. 

Em termos globais, no ano passado a GNR, PSP e PJ registaram 413 600 participações criminais e das 15 tipologias discriminadas no RASI 2010 como sendo as mais frequentes, o primeiro lugar é ocupado pela designação "outros furtos", representando estas 76,7% do total de participações recebidas. O furto a veículo motorizado passou a ser o segundo crime mais participado aos órgão de polícia criminal, apesar de ter descido 10,1% em 2010. 

Quanto à criminalidade geral apurada por distrito, Lisboa continua no primeiro lugar da lista com quase 107 mil participações, seguida do Porto, com mais de 66 mil e de Braga com perto de 29 mil.

E foi mais uma noticia... E avançamos para a quarta noticia que lhe temos para trazer hoje. Esta noticia tem um tema , que eu pelo menos , considero desumana. Mas pronto veja então.

"Obrigar as mulheres a pagar seria um retrocesso na lei" - A penalização para as mulheres que repetem abortos "seria um retrocesso na lei", defende Lisa Vicente, chefe de Divisão da Saúde Reprodutiva da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Apesar de antes da despenalização do aborto, em Julho de 2007, "as mulheres terem de pagar" as interrupções da gravidez e de os números mostrarem que mais de um quarto das mulheres que abortaram em 2010 - 4651 - já tinham feito outro aborto antes, obrigá-las a pagar as intervenções "podia retirar a segurança que as mulheres encontram hoje no Serviço Nacional de Saúde e promover um retrocesso aos abortos clandestinos" justifica a coordenadora da Saúde Reprodutiva da DGS. 

lEm 2010, foram 18911 os casos de aborto por opção da mulher até às 10 semanas de gestação


As repetições da prática do aborto aumentaram em 2010: houve mais 647 casos de reincidência do que em 2009. Em 2010, o número de mulheres "repetentes" chegou aos 4651, contra os 4004 casos do ano anterior. Em quatro casos, as mulheres admitiam mesmo ter feito mais de dez abortos. Mas Lisa Vicente sublinha que os dados dos relatórios dos registos das interrupções da gravidez divulgados pela DGS não permitem perceber se os abortos que as mulheres admitem ter feito antes de 2008 "ocorreram antes ou depois da despenalização", em Julho de 2007. Com base nas estatísticas - que mostram que "em países como a Inglaterra e a Escócia 28% das mulheres fez pelo menos dois abortos" - a responsável pela Divisão de Saúde Reprodutiva da DGS está convicta de que "a questão das repetições não foi inventada com a lei".

Já Luís Graça, presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Obstetrícia, defende dever existir "uma taxa moderadora a ser paga pelas pessoas" que fazem uma interrupção da gravidez, de forma a penalizar as que são negligentes.

"O Serviço Nacional de Saúde está a gastar dinheiro e recursos para resolver casos de evidente negligência", afirmou o obstetra à Agência Lusa. "Teria de haver alguma penalização e a penalização neste caso só pode ser económica."


E foi mais uma noticia vinda do jornal I(informação). Continuemos , vamos agora a quinta e penúltima noticia deste "Noticias do Mundo". Vamos falar agora de aumentos de gasolina. Veja...


Gasolina aumenta hoje - A gasolina disparou mais de 8,5% nos mercados 
internacionais na semana passada.
Os preços dos combustíveis seguem e somam, imparáveis. A partir de hoje, os portugueses serão confrontados com o preço mais elevado de sempre na gasolina. O gasóleo deverá permanecer inalterado.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm por base a cotação média dos combustíveis nos mercados internacionais. Os dados da Bloomberg mostram que a gasolina disparou 8,61% na semana passada, o que não deixa margem para dúvidas: o preço deste combustível volta hoje a subir, atingindo um recorde histórico acima de 1,60 euros por litro. Nunca os portugueses pagaram tanto pelax gasolina e a tendência é de agravamento.
Já o preço do gasóleo deverá ficar inalterado, uma vez que, na última semana, a cotação registou uma subida ligeira de 0,44% nos mercados. O preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está actualmente em 1,434 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,584 euros por litro. São os preços mais elevados de sempre.
Desde o início do ano, a gasolina já aumentou 10 cêntimos por litro e o gasóleo disparou 16 cêntimos. Feitas as contas, um depósito de 50 litros de gasolina custava em Janeiro 74,2 euros, menos cinco euros do que actualmente. Por sua vez, atestar um depósito com 50 litros de gasóleo passou dos 63,7 euros para 71,7 euros, ou seja, subiu oito euros em três meses.
E vamos então agora para a sexta e última noticia deste último "Noticias do Mundo". Vamos então ver. O tema é a falta de emprego , ou seja o desemprego em Portugal. A noticia vem da edição de hoje do jornal OJE. Veja...
Desemprego aumenta... - O desemprego em Portugal ficou nos 11,1% em Fevereiro, uma subida face aos 10,5% em Fevereiro de 2010 e uma descida em cadeia face aos 11,2% em Janeiro, avançou o Eurostat. Na União Europeia, a taxa de desemprego fixou-se nos 9,5% em Fevereiro, face aos 9,6% no mesmo mês de 2010, e na Zona Euro nos 9,9%, contra os 10% em termos homólogos.
No mês em análise, Portugal ocupa o 10.º lugar dos países da UE com a taxa de desemprego mais elevada, de acordo com a tabela da totalidade dos países, incluindo aqueles cujos últimos dados disponíveis são relativos a Dezembro de 2010. Por outro lado, para os 21 países onde existe informação disponível de Fevereiro de 2011, Portugal ocupa a 6.ª posição dos que têm mais desemprego.

Em Fevereiro, as taxas de desemprego mais elevadas verificam-se em Espanha (20,5%), na Irlanda (14,9%), Eslováquia (14%) e Bulgária (11,6%). A taxa de desemprego na Lituânia foi de 17,4% no quarto trimestre de 2010 e na Letónia de 17,3% no mesmo período. As mais baixas taxas de desemprego, por sua vez, situam-se na Holanda (4,3%), Luxemburgo (4,5%) e na Áustria (4,8%). O Eurostat estimou, para o conjunto dos 27, a existência de 23,05 milhões de desempregados, dos quais 15,74 milhões concentrados na Zona Euro.

No espaço de um ano, a taxa de desemprego nos homens passou de 9,9% para 9,7% na Zona Euro e de 9,8% para 9,5% na UE. Nas mulheres, subiu em termos homólogos de 10,1 para 10,2% na Zona Euro e de 9,4 para 9,6% na UE.

A taxa de desemprego nos jovens (com menos de 25 anos) desceu para 19,4% na Zona Euro (20,5% no homólogo) e para 20,4% na UE (20,9% em termos homólogos).

Em Portugal, a taxa de desemprego nos jovens fixou-se nos 21,3%, uma descida face aos 21,8% em Fevereiro de 2010 e manteve-se estável face a Janeiro.

Foi então esta a última noticia desta parte geral do "Noticias do Mundo". Mas passamos então para a parte de futebol onde lhe temos para mostrar quatro noticias. Hoje como é óbvio o Futebol Clube do Porto é o tema de muitas das noticias que aqui vamos ter , pois foi o campeão de 2011. O tema desta primeira noticia é Falcão. Vem do jornal A Bola. Veja!


Falcão mostra festa , mas por dentro - 
Radamel Falcao utilizou o
 Twitter para partilhar com os seus seguidores a festa azul e branca na viagem entre Lisboa e o Porto.
«Dar a volta olímpica no campo do teu rival não tem preço. Jamais esquecerei!», escreveu o avançado colombiano. «É um campeonato inesquecível e uma vitória para todos os adeptos», acrescentou.

E as noticias de futebol aqui , pois ainda temos para lhe mostrar mais três noticias. Mas por agora vamos para a segunda noticia. O tema volta a ser o Futebol Clube do Porto e o apagão no Estádio da Luz. A noticia vem também do jornal A Bola. Veja...

Apagão na Luz depois do Porto ser campeão - O FC Porto emitiu uma nota no site oficial do clube, em reacção à decisão do Benfica de apagar as luzes e ligar o sistema de rega do relvado do Estádio da Luz. 
Diz o texto que o sucedido «é o exemplo mais vivo do fair-play de alguma gente que gosta de parecer muito educada, mas a quem, mais tarde ou mais cedo, cai a máscara».
«Estamos certos de que a maioria dos benfiquistas não se reconhece neste comportamento, mas o FC Porto, sempre na vanguarda, deixa um conselho: a luz devia ter sido desligada duas horitas mais cedo, sempre dava para escapar a mais um banho de bola», ironiza a nota.

E vamos então agora para a terceira noticia que lhe temos para trazer neste último "Noticias do Mundo". Vamos agora ouvir palavras de Pinto da Costa sobre o apagão no Estádio da Luz. A noticia vem jo jornal O Jogo.

Pinto da Costa regiu com ironia ao apagão na Luz - Pinto da Costa presidente do FC Porto, reagiu à vitória azul e branca por 2-1 no estádio da Luz com ironia.
“Apagou-se tudo, até a Luz. Foi uma vitória total, dentro do campo durante os 90 minutos, com os critérios de arbitragem que se viu... Apagámos a Luz durante o jogo e para a festa ser completa a Luz apagou-se também depois. Ficaram as trevas...”, disse Pinto da Costa.
Em relação ao título conquistado o presidente do FC Porto foi cáustico:
“Foi tudo sorte, porque realmente o Benfica é uma grande equipa”.

E nesta quarta e última noticia da parte de futebol voltamos ao jornal A Bola e também há policia. Veja!

Policia diz que o apagão foi uma atitude lamentável - subintendente Costa Ramos, responsável pela operação de segurança do clássico, diz que a decisão do Benfica de desligar as luzes e accionar o sistema de rega pôs «em causa a segurança dos agentes da polícia em serviço no interior do estádio». 
Subintendente Costa Ramos (foto ASF)
«Ao desligarem as luzes e ao ligarem a rega puseram em causa a segurança dos agentes da polícia em serviço no interior do estádio e isso não pode voltar a acontecer», alertou Costa Ramos, revelando ter manifestado aos responsáveis do Benfica o seu «desagrado» por aquela decisão, que, sublinhou, poderia ter tido «consequências lamentáveis».
Quanto ao rescaldo da operação de segurança, o subintendente fez um balanço positivo, referindo que, não obstante os incidentes registados, não houve «qualquer falha a nível de planeamento».
Costa Ramos deu ainda conta da detenção de «onze adeptos encarnados», seis dos quais por «terem arremessado pedras», dois «por atitudes agressivas para com a polícia», dois por «transportarem material pirotécnico» e um por «atirar com berlindes» para o banco do FC Porto, os quais «atingiram um agente policial».

Chegamos então fim deste e de todos os outros "Noticias do Mundo". É verdade chegámos ao último "Noticias do Mundo". Mas antes de nos despedirmos de vez queremos agradecer a todos os jornais que nos forneceram noticias trazendo todas as capas dos jornais de hoje cujo apoiaram o TVmais. Veja!

Capas dos Jornais que apoiam o TVmais - 




FIM
Obrigado TVmais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...